sábado, 15 de agosto de 2009

Os diversos caminhos da comunicação

Hoje vamos começar uma nova seção - "Extras" - terá como finalidade mostrar os vários olhares sobre as mesmas situações - a comunicação - em abordagens diferentes.

Temos o propósito de trazer estudantes/profissionais de todas as áreas de comunicação.


Quem começa a seção é Gisele Federicce, formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo - Atualmente é Jornalista do setor agricola.


Comunicação é interatividade. E para interagir, o caminho nunca é o mesmo: varia de acordo com quem, ou o quê, está do outro lado. Os profissionais de comunicação, sejam de publicidade, jornalismo ou relações públicas, estão sempre buscando formas criativas para interagir com seu público com eficácia.

Um exemplo: o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) foi criado exclusivamente para, como já indica o nome, divulgar informações sobre o tema “biotecnologia” a toda a sociedade. Enquadram-se aí: cientistas, professores, estudantes, donas-de-casa, médicos etc. Essas informações, independente do meio que são divulgadas, possuem conteúdo baseado na ciência. E têm o desafio de serem compreendidas com clareza por todos esses públicos.

Em 2002, época em que o CIB foi criado, os organismos geneticamente modificados, ou transgênicos, eram um tabu no Brasil. Ao contrário de outros países, que autorizaram com muita rapidez pesquisas científicas sobre o tema e desenvolveram rigorosas leis de biossegurança, o nosso país se prendeu a discussões idealistas e políticas. O CIB teve o grande papel de mudar essa imagem e conseguiu um resultado satisfatório na questão da desmistificação do assunto.

Para se relacionarem com todos esses públicos, foram criados guias sobre vários assuntos: eucaliptos, combustível, milho, algodão, e o último, lançado em 2009, dá um panorama geral sobre transgênicos. Destinado aos médicos, foi desenvolvido o Biotech, um newsletter especial sobre o assunto. Livros, pelo menos 3 publicações. E para o público jovem, um cd educativo com uma linguagem simples, que explica a origem, os avanços tecnológicos e a situação das pesquisas sobre DNA, células-tronco, clonagem e transgênicos. Há ainda o site www.biotecpragalera.org.br, com uma linguagem totalmente jovial, que inclui até um dicionário Biotec: “Saiba o que cada coisa quer dizer, de forma descomplicada”.

Um caso de empresa privada é o da multinacional BASF, que além de atuar no mercado de tintas (é dona da marca Suvinil), comercializa produtos agrícolas. Falando apenas de público interno, a comunicação da empresa utiliza o e-mail – que de acordo com o conteúdo e sua urgência, pode ser direcionado aos líderes de cada área ou a todos os colaboradores. Quando atinge todo o quadro, estamos falando do “BASF Informa”. Ou no caso da divisão agrícola da empresa, o “Agro Informa”.

Em caso de urgência, reúnem-se em uma sala para vídeo-conferência os responsáveis por cada área, que depois repassam a mensagem a suas equipes, envolvendo todo o Brasil. Nesse caso, os chamados RTV´s, ou Representantes de Vendas, que ficam no campo, também conseguem participar, se for necessário. O público externo tem acesso à empresa através de login e senha, como fazem os assinantes de jornais. É o “Cada vez mais BASF”, que dá informações e contatos a revendedores de produtos da companhia no meio rural, ou o “Cooperar”, que disponibiliza acesso às cooperativas.

Atualmente, além dos principais jornais do Brasil que uso para me informar, também entro no Twitter. É uma forma que encontrei de ler chamadas rápidas de acontecimentos no mundo todo, ao mesmo tempo de críticas de meus colegas, jornalistas ou não. Algumas empresas escolheram essa rede social para responder reclamações de clientes e ainda mais: criar ofertas de produtos para quem as seguem. São apenas formas de interação. E dependendo de quem recebe a mensagem, pode ou não funcionar.

Visite:

www.cib.org.br

www.biotecpragalera.org.br

www.agro.basf.com.br

4 comentários:

Cibele Silva disse...

Gisele, gostaria de agradecer, mais uma vez, o convite do A Bordo para iniciar a Seção "Extras".

Você mostrou com clareza que todos os comunicadores devem trabalhar junto, não é somente uma área que faz a marca aparecer, mas o trabalho em equipe da comunicação.

A Basf me admira por tantos segmentos e a comunicação deles com diversos públicos.

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Gisele Federicce disse...

Oi Cibele. Eu é quem devo agradecer pelo convite do A Bordo. E, sim, os profissionais de comunicação são um time com objetivos em comum. Abraços!

Marcio Hasegava disse...

Muito bom.

Acho que esse tipo de honestidade dos profissionais (embora nem sempre tenhamos controle) sobre os procedimentos tomados na área da comunicação (e não só, diga-se) algo a ser fomentado.

Pedro Souza Pinto disse...

Olá, coloquei esse post entre os melhores da semana lá no Horizonte RP: http://horizonterp.ning.com/profiles/blogs/melhores-posts-de-rp-da-semana-1

Muito bom, parabéns!