sábado, 12 de setembro de 2009

Case Riocell - Bom relacionamento com os públicos. Até mesmo se estes forem abelhas

Por Kelly Fusteros

A atividade de relações públicas está permeada de diversos desafios. Imagine obter a boa vontade de todos os públicos de uma organização, principalmente se um deles forem ABELHAS.

A multinacional Riocell, situada no Rio Grande do Sul é produtora de celulose, enfrentou com muita criatividade e inteligência a necessidade de ligação com a comunidade e os problemas causados pelas abelhas africanas, que retiram o néctar dos eucaliptos presentes nos 50 mil hectares da organização.
Esta utiliza de alguns produtos químicos em seus processos industriais, o que gera riscos aos colaboradores e ao meio ambiente em casos de falhas humanas e/ou descontrole dos equipamentos além dos riscos encontrados no corte de árvores para a fabricação da celulose, atribuindo à organização uma imagem negativa perante a comunidade pertencente. O risco do corte se agravou no momento que abelhas africanas passaram a retirar o néctar das árvores, processo em que as abelhas não gostam de interferência humana.

Mesmo com diversos planos de segurança para os funcionários, todos sem êxito, a picada das abelhas causaram um acidente levando a morte um dos colaboradores. Foi neste ponto que a Riocell soube que precisava agir e rápido.

Elaborou um plano de relações públicas em que envolve tanto as abelhas como a comunidade, beneficiando entidades assistenciais através do mel.
Fez um acordo com pequenos empresários apicultores para que estes transportassem as abelhas para outro hectare no momento ideal para o corte das árvores, sem causar danos ao enxame. O pagamento é realizado através de uma quantia de mel à Riocell, que após regulamentação da DINAL (Divisão Nacional de Vigilância Sanitária de Alimentos), passou a ser entregue a Primeira Dama do Estado para doação às entidades assistenciais como a APAE e a CEREPAL (Centro de Reabilitação de Porto Alegre).

Como forma de divulgação, a Riocell distribui mel aos seus funcionários e seus familiares no dia intitulado “Campanha do Mel” e, em outro dia, realiza a doação do mel à Primeira Dama com a presença da imprensa, autoridades e representantes das entidades assistenciais.
Com estas ações, a organização demonstrou-se socialmente e ambientalmente responsável, gerou emprego aos apicultores de sua comunidade, evitou sérios graves acidentes de trabalho e obteve aceitação dos órgãos públicos e assistenciais.
Assim, percebemos a importância de um planejamento criativo para a obtenção de bons resultados, não apenas para a organização em questão como para TODOS os públicos envolvidos.

Não deixe de conferir o Case: “A criatividade de um plano de relações públicas: um caos prático” de Antônio de Lisboa Mello e Freitas.

Um comentário:

Cibele Silva disse...

Nossa, que máximo, nunca vi um plano de relações públicas que envolve literalmente a natureza e a comunicadade, todas as partes sairam ganhando com a ação.

Achei legal da parte da Riocell.

Boa descrição do case, parabéns.

Abraços,
Belle
(A Bordo)