sábado, 26 de setembro de 2009

Concorrentes do Twitter

Por Cibele Silva


Lemos e falamos do twitter todos os dias.

Hoje vou escrever em um aspecto diferente – os concorrentes do twitter – mas para isso não posso deixar de trazer alguns dados do popular microblog.

Com o crescimento de 900% em 2008 e o ganhador do Webby Awards, considerado um Oscar da intenet, o twitter virou febre.


Com o sucesso veio os concorrentes.

Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.


Meme


O concorrente dentro dos moldes do líder, porém não muito parecido é o Meme, do Yahoo, assim como o orkut no início, só tem acesso a ferramenta quem é convidado por um membro. Foi lançado em março, ainda está em expansão.

O Yahoo no começo precisou ‘dar um tempo’ nas inscrições devido à grande procura. Agora o site está reestruturado e pronto para recepcionar a todos.

A interatividade da ferramenta não é semelhante ao twitter, o nº de caracteres é ilimitado, os vídeos e as fotos são postados diretamente na página.


Jaiku


O Jaiku é praticamente um twitter do Google, muito similar, permite também somente 140 caracteres, porém há possibilidade de utilizar emotions na conversa.

O microblog foi comprado pelo gigante da internet – O Google – será que tem potencial para alcançar o sucesso do twitter, por ser do ‘respeitoso’ Google?


Plurk



Para mim o mais competitivo é o microblog Plurk. Ele inovou a interface e organizou o conteúdo de uma forma mais interativa.

Como o próprio site diz: "Plurk é uma rede social de microblog para a sua vida. Cansado das mesmas Redes Sociais? Compartilhe sua vida facilmente com amigos, familiares e fãs”.


Os posts são publicados por linha do tempo e podem ser editados depois que foi ao ar.

O texto também tem limite de 140 caracteres e são chamados de plurks e são organizados de forma horizontal, e não vertical.

A sistemática de ‘seguir’ alguém no Plurk é diferente. Quando você ‘segue’ alguém, você é considerado como fã e se a pessoa passa a te ‘seguir’ vocês viram amigos. E não é só isso, para incentivar os plurks o microblog recompensa os que utilizam muito de seu perfil e plurkam diariamente, dando a eles karma, uma espécie de pontos que podem ser trocados por emotions exclusivos ou outros atrativos. A ‘brincadeira’ continua, perde karma quem perder um amigo ou ficar inativo.




E você, preparado para novas redes de relacionamento?

8 comentários:

Ocappuccino.com disse...

que legal estas outras redes, só conhecia o meme e todas limitam os 140 caracteres para ser usado pelo celular, mas será que irão pegar? pois são todas semelhantes ao twitter que já virou febre. entrei no meme e vi que só tem 2.039 seguidores, será que só tem isso de pessoas que usam esta rede? muito diferente dos estimados 44,5 milhões que tem perfil no twitter

mateus

A Bordo da Comunicação disse...

Não Mah, o Meme tem nº de caracteres ilimidado. E 2.039 seguidores é do memer (perfil) do Meme. A equipe que fez um Memer do microblog. Entendeu?

Não achei qual é o total de perfis que tem cada rede, mas com certeza é bem maior que 2.039 - a curiosidade das pessoas é grande - claro que nada comparado aos números do twitter.

Abraços,
Cibele

Marcio Hasegava disse...

Legal, mas tenho algumas observações a fazer:

- Acho que o Jaiku não é mais um "rival" propriamente dito do Twitter simplesmente porque o Google, ao que parece, o abandonou: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012009/15012009-4.shl.

- Quanto ao Meme, eu já o usei um pouco e, para mim, não parece ser um rival do Twitter (a interatividade entre os usuários funciona de maneira diferente). Acho que o Meme guarda mais semelhanças - portanto, batendo de frente - com o Tumblr.

A Bordo da Comunicação disse...

É, eu não entrei no meme, mas eu imaginei ele igual o Tumblr mesmo, por ter nºs de caracteres ilimitados. Quando eu conheci o Tumblr eu pensei que era uma plataforma de blog. Se não me falha a memória ele tem ligação com os twitts.

Sobre o Jaiku, agradeço a informação, não sabia, mas nada impede o google voltar com tudo, né?! rs

Agora como disse no post acredito que o masu competitivo com o twitter é o Plurk, pela a organização e pela forma mais interativa. Esse eu farei questão de fazer parte.

Agora basta esperar para ver o que vai acontecer.

Abraços,
Cibele

Felipe disse...

Acho que é bem provável que o Google resolva comprar o Twitter do que lançar um concorrente... estilo como fez com o Youtube.

Eles ainda tem o video.google, se não estou enganado, e mesmo assim, foram atrás do Youtube.

Marcio Hasegava disse...

O Google Vídeos também foi abandonado, mas depois da aquisição do Youtube: http://googlediscovery.com/2009/01/15/google-video-encerra-upload-de-novos-videos/. De um concorrente do Youtube, ele virou "apenas" um buscador de vídeos.

Realmente, nada impede que o Google volte a investir no Jaiku, mas acho que abrir o código foi o pedido de penico na "luta" contra o Twitter. Acho que o Google já abandonou pq não há mais como virar o jogo. É aquela coisa: a Portuguesa ainda tem a possibilidade de ter torcida maior que a do Corinthians? Tem, mas isso dificilmente vai acontecer.

O Tumblr é uma plataforma de blogs. A diferença de outros serviços tradicionais é que ele é feito para ter uma integração maior com outras redes sociais do blogueiro, como o Twitter, Reader, Delicious etc. Você pode programá-lo para atualizar automaticamente a partir do Twitter ou vice-versa. Mas a proposta do Tumblr, de fato, é que sua dinâmica de postagem seja tão veloz quanto o Twitter.

Já o Plurk eu nunca usei.

Cibele Silva disse...

Fica uma página bacana do Plurk, caso queira conhecer como é no geral - http://www.plurk.com/fseixas

Eu li sobre o desinteresse do google comprar o twitter, pelos motivos q o Marcio citou.

O Tumblr é muito bom, mas está ai uma rede que eu não ia conseguir me adaptar (pelo menos por enquanto não vejo isso) - pouco para um blog e muito para um twitter.

Abraços,
Belle

A Bordo da Comunicação disse...

Que informações interessantes Bele, não sabia que existia tantas redes tipo o twitter por aí...

E concordo com o Felipe, acho mais provável o Google comprar o Twitter mesmo do que lançar um concorrente...

Bem legal este post...

Beijos
Daniele, A Bordo.