segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mídia pública – TV Minuto

Por Cibele Silva

Será que se eu contar que sexta-feira passada estava vendo uma notícia sobre a copa de 2014 na TV Minuto do Metrô e passei a minha estação alguém acredita?
Bom, eu não acreditei, mas foi isso que aconteceu, a notícia acabou, olhei para o lado e a minha estação tinha passado.

Na hora eu pensei – “Como algumas informações tão rápidas podem prender tanta atenção” - Resolvi entender um pouco sobre a TV minuto.

A TV Minuto ou televisão expressa, como alguns chamam, está no ar há um ano e leva informações rápidas, concisas e dinâmicas para os usuários das três linhas do Metrô de São Paulo.
As TVs instaladas além de ser uma opção de entretenimento, também são ferramentas importantes de informação para a população, eu mesma algumas vezes saio do metrô e vou pesquisar na internet mais sobre determinado assunto que me chamou a atenção.

A administração atual do metrô busca acompanhar a inovação tecnológica, para atender mais de três milhões de usuários que passam pelo metrô no mínimo cinco vezes por semana e ficam em torno de 32 minutos diários no metrô, segundo informações do portal da propaganda.

As programações são definidas em caráter comercial e dispõe de 30% do tempo de programação para exibir conteúdo institucional, que é de responsabilidade da agência de comunicação do Metrô.

O gerente de Comunicação e Marketing do Metrô Marcello Borg, informa em entrevista concedida a revista “eu, mídia nº 2” que – “É preciso desenvolver uma linguagem própria que se adapte a circunstância em particulares. Uma delas é a ausência de áudio; a outra é a rotatividade da audiência”. Por este motivo as informações devem ser rápidas, concisas e dinâmicas, para prender a atenção do usuário. Eu tenho uma definição simples e rápida, a TV ajuda também é esquecermos o aberto que estamos.

Além de estarem em processo de desenvolvimento para que as notícias saiam em tempo real em todas as linhas, não somente na linha 2 (verde), como é atualmente, o metrô está se dedicando para a expansão do sistema de rede para os celulares, também o usuário poderá ter notícias em tempo real sobre as condições da linha que irá pegar, como estão as plataformas das estações, para que seja possível a programação de alternativas e horários de transporte.

Até o momento, a receptividade do público tem sido bastante postiva. As manifestações que recebemos são quase todas elogiando a iniciativa de instalação das TVs”, finaliza Marcello Borg.

9 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Aqui em porto alegre há a tv 'canal voce' que tem em alguams linhas de onibus e já vi na rodoviaria tambem, no metro nao sei se tem e realmente a produção é muito boa, melhor que muitas televisões

mateus

Aline Derenzi disse...

Adoro a Tv Minuto! Quando trabalhava na paulista era minha fonte de informação.
Acho que o post mata um pouco da curiosidade de todos sobre essa Tv que acompanha e informa tantas pessoas no seu dia a dia.
E acho que como em porto alegre devia ter "Tv Minuto" nos onibus também, pelo menos aqui em São Bernardo não tem.

Abraços,

Aline Derenzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cibele Silva disse...

Aqui em São Paulo tem no ônibus também, chama "Bustv" - tem até um site - www.bustv.com.br.
Ela não me chama muito atenção, os critérios de matérias nstitucionais e 30% destinados a publicidade são os mesmos do metrô, porém não são notícias que vão acontecendo e eles vão colocando, novidades, são mensagens gravadas, acho cansativas.

Abraços
Belle
(A Bordo)

Karla Guimarães disse...

Caros,

Aqui em Recife, infelizmente ainda não implantaram o sistema de TVs no metrô, mas assim como em SP, aqui temos em algumasssssssssss mínimas linhas de ônibus com o BusTv, que veiculam notícias da cidade, como institucionais da prefeitura, atrações culturais, comerciais de empresas, horóscopo do dia (arh..nada contra!) e videoclips.

Abçs, Karla Guimarães
www.innovacomunicacao.blogspot.com

Fabio Procopio disse...

Em Bauru infelizmente não temos...não que eu saiba pelo menos.. Mas acho bem legal, e uma nova meneira de se levar a informação e a notícia para quem nem sempre tem tempo de ficar no sofá vendo jornal, etc...

Desculpe o sumiço.. estou na ativa.. Abraços

Fabio Procópio

A Bordo da Comunicação disse...

Agradeço os comentários.

Pena que em Bauru não tem, mas quando o projeto começa a dar certo a tendência é expandir, pode ser que logo, logo chega um projeto de implantação por ai.
Que bom que voltou, estava sentindo falta das suas aparições por aqui, Fábio.


Abraços,
Cibele

GuilhermeFreitas disse...

Eu gosto da TV Minuto. Ela é prática e passa os principais fatos do dia em formato de notícias, além de dicas de eventos culturais. Senão estou lendo um livro, fico ligado na TV Minuto. Abraços.

A Bordo da Comunicação disse...

Eu contei ali que passei uma estação por causa da TV Minuto, mas agora que você falou de livro Guilherme, lembrei que já cheguei a passar 6 estações lendo (literalmente viajei).
Sobre a TV Minuto, ontem eu reparei que eles acharam algo que prende mais atenção - matérias do CQC, mas pessoas não tiram os olhos, muito bom!

Abraços,
Cibele