quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mix do Twitter

Por Cibele Silva

Estas ferramentas da web 2.0 me lembram um trecho do livro de Paulo Nassar – “Tudo é Comunicação”, 2003, editora Lazuni – “Feliz da empresa que pode sacar estratégias, diante da realidade ou da adversidade, para serem transformados em instrumentos de comunicação interna/externa, para injetarem uma energia forte, intangível, na alma de seus públicos”.

Não somente a empresa, mas feliz daquele que consegue “sacar” as estratégias de comunicação no contexto da web 2.0 para atingir seu ideal.

Hoje vou mostrar o quanto o Twitter pode ser transformado em uma grande ferramenta de comunicação.

O Twitter, criado em 2006, é um microblog em que o usuário pode publicar mensagens com até 140 caracteres, por e-mail, celular ou sites específicos. Atualmente são mais de 6.000 milhões de usuários e é a segunda maior rede de relacionamento do Brasil, perdendo somente para o Orkut. Ele tem seu lado positivo e seu lado negativo e para dosar os instrumentos existem muitos recursos para mensurar sua estratégia.

Vamos conhecer algumas:

1 – Procurando pessoas interessantes para seguir?
Você pode utilizar o “
Twitdir”, nele você consegue procurar pessoas pela localização e descrição.

2 – Quer dar um tempo em tweets “chatos” ou contínuos?
Use o “
Twitter Snooze”, com ele você não precisa dar um unfollow em alguém, pode simplesmente ficar sem receber tweets do “amigo” por períodos curtos.

3 – Quer entrelaçar o Google e o Twitter?
Pode usar o “
Twoquick”, quando você fizer pesquisa no Google ou no Twitter será possível encontrar posts relacionados a um assunto ao mesmo tempo em que você encontra links para suas buscas.
4 – Sem tempo, mas não quer deixar seu Twitter parado?
O "
Tweet-U-Later" é ideal. É só se cadastrar, escrever seus textos e dizer os dias e horários em que eles deverão ser publicados.

5 – Você prefere o Orkut?
Isso não é o problema, vá no seu Orkut clique em “adicionar apps”, procure pelo termo twitter, lá você encontrará o “Twit Kut”, ele mostrará seus tweets na página do seu perfil.

6 – Acha o e-mail mais rápido?
Então se cadastre no “
Twitter Mail”, um serviço que cria um endereço que você pode enviar e seus tweets que serão publicados automaticamente.

7 – Acha 140 caracteres pouco?
Utilize o “
Txtb.in”, é um site que cria uma página para seu texto grande e pública por meio de uma URL curta.

8 – Quer visibilidade para o seu blog ou site?
Com o serviço “
Twitterfeed” basta informar o endereço do RSS do site/blog para que o conteúdo atualizado seja espalhado automaticamente pelo Twitter.

9 – Seria bom juntar tudo em uma janela?
O ideal é utilizar o “comunicador
Digsby”, para o Windows, ele reúne várias redes sociais e bate-papo, também avisa quando chega email, substitui o MSN e interliga o Twitter, Facebook e o MySpace.

10 – Você não gosta de repetição?
O “
Twitter Analyzer” conhece as palavras que você mais escreve e mostra as suas palavras repetidas do último mês.

Esses são bons recursos para serem explorados. Aqui eu brinquei com perguntas e respostas, mas no link que coloquei em cada recurso tem mais detalhes sobre eles.

Segundo informações da revista Info exame, nº
283, 30% das visitas aos sites/blogs têm origem de acesso do Twitter. A cultura dos retweets é de repassar informações e ajuda espalhar conhecimento, 18,96% dos tweets tem links e 56,69% dos retweets tem links.

Outros usos criativos do Twitter podem surgir a qualquer momento, o serviço está em constante transformação. Tudo começou com uma pergunta – “O que está fazendo?” – Agora pode até mudar para – “Quer compartilhar o que agora?”.

7 comentários:

Carol Terra disse...

Cibele, que post bacana! Um guia para quem quer aprofundar no uso do twitter! Parabéns! Beijos, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

Ocappuccino.com disse...

Muito bom Belle. Mas sendo assim não tem como escapar do twitter, era esso o objetivo do post, informar que não há mais como não ter um twitter? O twitter irá tomar conta de tudo e de todos? (perguntas que me faço)

Mateus

Cibele Silva disse...

Que bom que gostaram, obrigada.

Mateus, quando uma pessoa fala que não tem celular, o que logo falamos?! - "Como você vive em sociedade" E outras clichês que conhecemos.
E hoje, quem não tem msn ou orkut?
- Muita gente não tem e muita gente tem. Vai da cultura e do convívio da pessoa. Em relação ao twitter que está crescendo é a mesma coisa.

Eu costumo perceber a diferença de "cultura" entre os alunos das Universidades Metodista e da Uniban, ontem eu estava indo para a casa de van ("perua escolar"), que tem alunos destas duas faculdades, entramos no assunto do twitter e nenhum deles (Uniban) tinham twitter e os da Metodista todos tinham, não somos mais ou menos atualizados que eles, mas o contato é diferente, percebo um lado mais humano neles, "o pessoal",nós da Metô não, chegamos na faculdade e já vamos para frente do PC, entro no centro de convivência as pessoas jantam com o note aberto, logo é normal pensarmos que o twitter e outras mídias sociais "vão dominar o mundo", mas para o pessoal da Uniban não influência em nada.
Vai entender!

O objetivo do post é mostrar as ferramentas, nós de comunicação precisamos delas, aprendemos a ganhar tempo com as facilidades que elas nos proporcionam.

Abraços,
Belle
(A Bordo)

Aline Derenzi disse...

O post é muito esclarecedor, principalmente pra mim que não sabia quase nada sobre o Twitter. Acho legal blogs que se dedicam a passar informações novas e pertinente para a sociedade.

Parabéns pelo post e ele foi muito bem revisado hein... rs

Abraços,

Bruna disse...

Muito legal... gostei das dicas do twitter!! Vou explorar mais o meu twitter...

Parabéns pelo blog!!

Beijos
Bruna

crisendo disse...

Cibele! Confesso que achei ser mais uma explicação sobre como usar o twitter, mas seu post agrgou curisidades e facilidades para todos os usuários! Parabéns!
Tenho uma dúvida, quando se usa o "#" que vejo em alguns tweets, é só para pesquisar o termo, nao entendi muit bem...
Obrigada!
beijos

A Bordo da Comunicação disse...

Olá Cristiane, agradeço pelas considerações, que bom que tenha sido um diferencial o post.

O sustenido (#) é uma tag, e sim, é para facilitar a pesquisa, se vc colocar no twitter, por exemplo, #dica, #prontofalei ou #forasarney, você achar todas as pessoas que aderem o movimento. É para se manifestar, no caso do Sarney, todos ficaram sabendo da repercussão por está tag.

Espero ter esclarecido.

Abraços,
Cibele