sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que é Comunicação Mercadológica?

Gustavo Nardo é estudante do 4º semestre de Comunicação Mercadológica (CM) da Universidade Metodista de São Paulo. Hoje na seção ‘extras’ ele veio nos
explicar um pouco sobre seu curso.


Muita gente se pergunta sobre o que é Comunicação Mercadológica e que o profissional desta área faz.

Muito bem - Comunicação Mercadológica abrange todas as áreas da comunicação comercial que seja destinada a divulgação de produtos e/ou serviços, independentemente do meio ou do suporte utilizado e também atua com o merchandising - as promoções de todos os tipos, exposição de produtos na loja e ambiente de compra.

Podemos dizer que é um profissional quase completo, que conhece com propriedade todas as partes do processo de comunicação da empresa com o cliente.

Muitas pessoas confundem esse profissional com os profissionais de Publicidade e Propaganda, isso se deve a semelhança das profissões, porém digamos que o profissional de Comunicação Mercadológica se diferencia por planejar e executar as campanhas.

Vou explicar um pouco da prática.

Uma organização que lançará um novo produto no mercado e contrata uma agência de Comunicação Mercadológica é para montar e executar o plano de divulgação deste produto. O profissional de CM irá através de pesquisas escolher as mídias que serão utilizadas (rádio, TV, jornal, etc), como será o evento de lançamento deste produto, se a empresa quiser até uma estratégia de precificação deste produto poderá ser criada.
Depois do evento de lançamento do produto, a agência irá se dedicar na criação e confecção de materiais para serem usados nos pontos de venda como adesivos de chão, stoppers, totens e etc.

Outro exemplo bem bacana que envolve todo esse processo de comunicação é a Feira Cores & Sabores, realizado pelos alunos do 2º semestre de Comunicação Mercadológica da Universidade Metodista de São Paulo.
Neste evento os alunos escolhem um cliente do setor alimentício para promover nesta feira - ao lado vocês vêm a foto do meu stand, quando realizei o evento - Durante este processo os alunos criam toda a campanha de divulgação do evento como folders, banners e folhetos, além de criar os materiais que serão expostos na feira como totens, banners e cupons promocionais. Dentro do estande criado um “ambiente de compra”, apesar de o produto não ser comercializado de fato.

Este ano a Feira Cores & Sabores será realizada dia 12/11 no campus Rudge Ramos, se puderem comparecer, serão bem vindos.

Espero que eu tenha esclarecido o que faz um profissional de Comunicação Mercadológica.

6 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Que legal, nem sabia que existia este curso. Na facu de RP temos uma cadeira de Assessória Mercadológica. Lendo imaginei a comunicaçaõ mercadológico um misto de marketing, rp e pp, será?

mateus

Cibele Silva disse...

Lembro que eu tinha passada para bolsa integral em CM, mas como eu nem sabia o que era, li muito sobre a profissão e não me foi atrativa, preferi não fazer. Agora que eu entrei na Metodista e tenho um contato maior com CM, acho show de bola, só não me arrependo, pois AMO RP (mesmo pagando integral). rs

Mateus, vou deixar a sua pergunta em aberto para o Gustavo responder (caso ele passe por aqui), pois eu não quero 'apanhar' (rs). Já fiz essa pergunta para ele e é uma discussão que vai longeeee... hehe

Abraços,
Belle
(A Bordo)

Marcio Hasegava disse...

A consistência dos textos, a abrangência dos temas e a peridicidade extremamente agradável estão tornando este blog excepcional. Confesso que entrei no começo por conhecer a Cibelle, mas hoje o visito pelo nível mesmo.

Parabéns mesmo.

Cibele Silva disse...

Muito obrigada Hasegava, sabe que é muito bom 'ouvir' isso. É gratificante, principalmente vindo de alguém da 'sala de vocês', posso falar que acompanhei muito bem o trabalho de conclusão de curso de muito de vocês, foram excelentes, belos e bons profissionais.

O semestre passado todos nos ajudaram, com as entrevistas, com os trabalhos do semestre na disciplina, um bom e grande vinculo entre RP e Jornal.

Suas considerações valem demais para nós, tenha certeza.

Abraços,
Belle
(A Bordo)

A Bordo da Comunicação disse...

É Mateus e Bele essa discussão vai longe...rs...mas acho que aqui no Brasil muita gente também tem dificuldade de entender o que é Relações Públicas também viu...

Agradeço também o Hasegava pelo comentário, e reforço o que a Bele disse, é muito gratificante para nós "ouvir" isso...só nos motiva a melhorar cada vez mais...obrigada.

Abraço, Daniele
(A Bordo)

Gustavo Nardo disse...

Bom dia!!!

REspondendo a sua pergunta querido Mateus, pode mos dizer que o curso de CM é um mix de todos os cursos de comunicação sim!!!
Temos partes de RP, de PP, de marketing e até de jornalismo.
Por isso alguns dizem que o profissional de CM se adapta em qualquer ramo da comunicação.

Abraço!!!