Por Kelly Fusteros
Conforme prometido, este post vem para complementar o post da Daniele sobre os seis tipos de uso de blogs corporativo. Baseados na classificação de Fábio Cipriani.
Exemplificando o conceito de blog de Comunicação de Marketing, escolhi o blog da Vivo , pois prioriza em casa post seus serviços e vantagens de se ter um vivo. Primeiro o blog contextualiza, como
por exemplo, as mensagens de texto sms na sociedade e, no desenrola do texto, menciona seus serviços e aparelhos divulgando
lançamento de novos modelos.
Continuando com os blogs de telefonia celular, aponto o
blog da Claro como um blog de Relações Públicas pois seu objetivo é apresentar a empresa, estabelecer um relacionamento com os públicos e fornecer um canal de feedback.
Como Gestão de Clientes, temos o
blog da Iveco, que divulga seus produtos, neste caso caminhões, em eventos e propagandas.
No blog da BrandMe, especializada em consultorias, o cliente tira suas dúvidas sobre como elaborar um planejamento estratégico e dicas de marketing para seus negócios. Os visitantes deixam suas dúvidas e delas são construídos posts para esclarecimentos de todos, caracterizando-o como blog de Suporte ao Cliente.
Com o intuito de melhorar os relacionamentos com seus colaboradores e deixá-los mais informados sobre a organização. A Coletek, indústria de periféricos, criou um blog de acesso restrito aos seus funcionários, com as informações necessárias para melhorar o ambiente de trabalho. Este é blog um blog de Gestão do Conhecimento.
E o último exemplo é o blog do Plano Nacional de Cultura que explica o que é o plano nacional de cultura, todas as etapas pelas quais ele já passou e seus resultados, sendo classificado como blog de Gestão de Projeto.
Espero ter ajudado vocês a identificarem cada tipo de uso para o blog corporativo e lembrando que existem milhões de outros exemplos que poderiam também ser citados. Quem quiser trazer dicas de outros blogs sinta-se a bordo e compartilhem as informações.
6 comentários:
Não é pq o blog seja classificado como de Relações Públicas, mas para mim o melhor blog dos relacionados é o da claro.
Um bom blog tbm de marketing é o da Boticário, na minha opinião.
Boas escolhas Kelly, eu não conhecia o blog do Plano Nacional de Cultura, depois vou parar com calma e dar uma analisada nele.
Abraços,
Belle
Boa análise e bom gancho do meu post Kelly...=]
Beijo
Daniele, A Bordo.
sendo assim meu blog favorito é o da claro, pois pela definição é um blog de RP :)
mateus
Eu já baixei um arquivo do BrandMe e é muito útil! Sem querer imitar você, mas em questão de layout eu gostei mais do da Claro.. :)
Bjs!
Karol
Ja fui em uma palestra com um dos responsáveis pelo blog da claro... realmente é um trabalho legal que eles fazem.. A palavra feedback é central e primordial no trabalho deles.. por isso tanta importância com o consumidor.
Abraços
Olá pessoal
Quem bom que vcs gostaram do post. Foi muito interessante faze-lo.
Realmente o da Claro tem o melhor layout. Não apenas bonito, como o do Boticário, ele tem realmente um feedback para o cliente.
Como o professo Kleber, de marketing, diz: Isso é muito coisa de relações públicas: Sempre ser o certinho e o melhor. hahaha
Acho que a gente tá se sentindo hahaha. Mas realmente é o melhor.
Abraços a todos
Postar um comentário