sexta-feira, 1 de maio de 2009

Comunicação de Marca

Vamos refletir sobre a posição atual que a marca ocupa na mente do consumidor e a importância de ter uma boa imagem.

Atualmente as empresas estão tentando cativar os consumidores.
A qualidade do produto é um valor, mas não é somente este critério que a marca tem que ter para agregar seu valor, o produto deve dar a sensação de satisfação ao consumidor, tranqüilidade ao adquirir a marca, que resulta em confiança – a imagem da empresa deve ser limpa.

Qualquer consumidor sabe a marca do carro que dará menos trabalho no dia-a-dia. A dona de casa sabe quais são os produtos que se deve usar. Qual deve ser a marca para entrar na sua casa um bom produto.

Atribuir valor a marca, ajuda as organizações a terem um grande posicionamento no mercado – Isso se chama fidelidade.
A Marca é a imagem da organização.

E como ter está comunicação entrelaçada à marca?

Um bom trabalho de branding começa de dentro para fora, o envolvimento do funcionário é essencial.
Fazer com o que o funcionário “vista a camisa” da organização pode trazer grande credibilidade, pois ele vai vender a marca.

Hoje trago o exemplo da TAM – um trabalho de branding retomou os valores da criação da organização e os reposicionou no mercado.

* Foram realizadas ações de comunicação interna - Troca de crachá e criação de hotsites.
* Um novo logomarca.
* Foram criados oito vídeos institucionais - com o tema “Compromisso” para divulgação em grandes revistas.

Ações de comunicação simples, envolvendo os funcionários, aumentam o sentimento de adesão à cultura da organização.

Existem outras empresas que têm uma grande imagem perante o público - a marca fica muito forte.
Alguém fala em beber refrigente quando o assunto é Coca-Cola e quando se fala em Bombril, não seria esponja de aço?

Segundo o Professor da UFRGS – João Carissimi: A idéia de trabalhar com o processo de comunicação organizacional integrado (imagem, identidade, marca e comunicação) cresce anualmente, somente desta forma a organização poderá estabelecer uma verdadeira e transparente relação com os seus públicos, assim ganhar fidelidade.

Postado por: Cibele Cristina da Silva

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