sábado, 23 de maio de 2009

É mesmo real!


Ao acaso, peguei o jornalzinho da minha cidade (SBC), no portão de casa. Achei muito pertinente as informações ali contidas.
Se trata da realização, nos meses de abril (27), maio e junho(1º), do Plano Plurianual (PPA), ou seja, uma programação orçamentária de todas as ações que o governo fará em cada município do país, nos próximos quatro anos. É uma espécie de prestação de contas à população, e que também registra os valores e obras que serão feitas durante esse período. Ao meu ver, são vantajosos esses processos transparentes, sobretudo no credenciamento das obras com o objetivo de limitá-las e oficializá-las, para que diminua o desvio do dinheiro público.
Não há nada de novo, no que diz respeito a essa prestação de contas, porém, há um complemento desses acontecimento somente em São Bernardo. A população São Bernardense participará ativamente das decisões, o que eu acho que aumenta a eficácia desse projeto, ou não (ha).
Essa estratégia, mesmo que nova, dá ao cidadão a chance de trazer ao governo suas sujestões e opiniões, muito mais diretas e fazer valer a reponsabilidade de cada um dentro de sua comunidade. Aquilo que nós estudantes de comunicação, vimosa respeito das relações governamentais não são tão lúdicas assim. Sentimos na pele essas melhorias, ou pelo menos, um possível progresso, pois motiva os atores sociais.
Para quem mora em SBC, deve prestar atenção nas datas onde serão realizadas as plenárias mais próximas. Acesse: http://www.saobernardo.sp.gov.br/ Vamos tirar do papel nossas idéias sem esperar a pizza!

Postado por Daniel Callegaris Costa

Nenhum comentário: