segunda-feira, 4 de maio de 2009

Organizações e a Geração Y

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, foi realizado o III Congresso ABRAPCORP – Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas. Ele ocorreu em São Paulo, na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – e teve como tema central “Comunicação, Humanização e Organizações”. Nesse Congresso, foram realizadas algumas Oficinas com os Congressistas. Uma delas foi “Comunicação Digital e Novas Mídias Institucionais”, coordenada por Rodrigo Cogo.
Nessa Oficina, Rodrigo falou sobre a Geração Y e sua repercussão. A Geração Y é a geração de agora, a geração dos jovens atuais.
Abaixo segue algumas das informações que ele nos passou:

Características da Geração Y
Até completar 21 anos, deve ter:
*Ficado 3.500 horas on-line
*Usado 10 mil horas de telefone celular
*Jogado 5 mil horas de vídeo-game
*Enviado 250 mil e-mails, torpedos ou mensagens IM

Essa geração
*Gosta de ambientes flexíveis da Web
*Experimenta antes de usar
*Muda de idéia
*É imediatista
*Valoriza forma e conteúdo
*Exige ter controle
*Prefere a personalização
*Entende a importância do networking
*Cultiva relações por afinidade, independente de delimitações físicas

As organizações usam, então, diferentes formas de interagir com esse público novo, para poder chamar sua atenção.
Um exemplo é o McDonald’s, que fez um contrato com o jogo The Sims, que faz um merchandising com a marca.

Outro exemplo é o do comercial da Pepsi, que conta com vários jogadores-estrela, mas mesmo assim, não consegue atingir o mesmo sucesso e número de exibições do que a versão feita por dois garotos japoneses. Como a Pepsi percebeu que os meninos e sua versão estavam fazendo muito mais sucesso do que a propaganda original, contratou os dois e eles fizeram o comercial do jeito deles, mas com camisetas da marca Pepsi, e algumas latinhas também.

Propaganda Original da Pepsi:
http://www.youtube.com/watch?v=3h32vCueIQo
Versão feita pelos meninos chineses:
http://www.youtube.com/watch?v=C0XF4RsiXKE
Versão contratada pela Pepsi:
http://www.youtube.com/watch?v=MU0rZIbrqts&feature=related

Vemos, então, uma mudança de paradigma, pois antes os públicos eram atingidos pelas propagandas de TV, no entanto essa nova geração não assiste mais TV da mesma forma, pois este é um meio de comunicação onde não há a interação esperada. Essa geração prefere a internet, vídeo-games, celular! Por isso vemos essa mobilização toda das organizações, que começam a interagir com seus públicos, o que tem dado muito mais resultado!

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