domingo, 3 de maio de 2009

A necessidade de Integração se faz presente



Com a globalização cada vez mais presente na vida organizacional, passamos a perceber a importância da integração das áreas de uma organização, da disseminação da cultura e a preparação dos colaboradores para o alcance dos objetivos da organização.

Foi pensando nisso que a Cyrela Brazil Realty, incorporadora de imóveis da América Latina, lançou em março a Academia Cyrela: uma Universidade Corporativa que tem por objetivo introduzir todos os públicos na estrutura da corporação e especializar seus colaboradores na estratégia do negócio.

Ao perceber o grande crescimento da incorporadora, surgiu a necessidade de transmitir a todos os públicos, seus conhecimentos e especializações de forma estruturada, conta Priscila Ximenes, coordenadora de Recursos Humanos.

Baseando-se nos três pilares da incorporadora, a “Cultura Cyrela”, investimento na disseminação da cultura e valores organizacionais; o “Cyrela Presente”, capacitação dos colaboradores através de cursos de especialização que ofereçam rápido retorno como MBA, pós-graduação e cursos de gestão orçamentária; e o “Futuro Cyrela”, investimento em programas como training que trarão rendimentos no futuro; a Cyrela iniciou, a partir de uma forte aliança com a gestão da organização, um planejamento estratégico com duração de um ano e meio, para tornar o negócio sustentável a longo prazo. Para isso necessitou de grande dedicação na analise cases, estudos e consultorias.

“Optamos por reestruturar alguns programas existentes e acrescentar alguns que eram imprescindíveis para o negócio” conta Priscila ao detalhes o funcionamento da Academia. Optaram por reestruturar o programa de estágios, o projeto de alfabetização de obras e implementaram um programa de formação de profissionais com os filhos dos funcionários e “para atender os parceiros foi desenvolvido um programa chamado Real States Cyrela onde entramos em contato com as principais diretorias que desenvolvem o principal fluxo de negócios da Cyrela, e identificamos quem são os principais responsáveis por estes negócios, os maiores captadores de conhecimentos sobre a área do negócio. Trazemos essas pessoas para trabalharem junto à academia no “Know How”, ou seja, “como fazer” , ajudando a redesenhar processos com a Cyrela, transformar os processos em planos de aula, e hoje tem um programa completo de leitura de desenvolvimento do produto interno”.

Priscila Ximenes conta que a principal importância da criação e manutenção da Academia corporativa é a necessidade de integração das áreas e do profissional compreender TODAS as fases do processo e COMO elas afetam os resultados. “Enxergarem o circulo completo, o começo, meio e fim e assim estar mais bem preparado para atuar no mercado Cyrela”.

Assim presenciamos as mudanças que se fazem importantes e necessárias para um melhor desenvolvimento empresarial através da participação corporativa e principalmente de uma nova visão e mentalidade organizacional e de mercado competitivo.

Confira o PodCast de Priscila Ximenes no site http://www.mundorp.com.br/

Nenhum comentário: