quarta-feira, 13 de maio de 2009

Plano de Demissão Voluntária




Muitas empresas hoje, devido a crise estão odotando o Plano de Demissão Voluntária (PDV).

As empresas que adotam este plano, anunciam para os funcionários, o “clima” na empresa fica sobre pressão, o funcionário fica apreensivo, pois a empresa estipula um determinado número de funcionários se demitirem – e se os nºs não forem alcançados, será que ele será mandado embora mesmo assim e perderá as vantagens do PDV?!

Neste momento que entra a Comunicação eficaz com o funcionário.
Junto com o RH o departamento de Comunicação trabalha estrategicamente todos hajam bem e que a empresa continue retendo talentos, pois os excelentes funcionários são os primeiros a pedirem demissão, porque sabem que poderão facilmente conseguir emprego em outro lugar.

A Ford no último dia 27/05 anunciou a implantação do PDV.
Para ajudar os funcionários a Ford deu cursos de currículo e outros cursos em áreas especificas, para que ninguém se saia prejudicado e o funcionário se recoloque facilmente no mercado, se sinta protegido mesmo que esteja saindo da organização.

As empresas sempre oferecem muitos benefícios para quem se demite voluntariamente –
A Telefônica, por exemplo, estende o plano de saúde em até 6 meses, não somente para os funcionários, mas para o seu grupo familiar.
Quanto a Telefônica faz o PDV é marcado um dia para que o RH trabalhe com o departamento de comunicação e todos os funcionários sejam demitidos no mesmo dia – o funcionário vai passando em stands preparados, com benefícios, caso necessite de psicólogo para conversar, a Telefônica tem profissionais de plantão.
Foi desenvolvida uma cartilha que indica as alternativas de uso dos benefícios que o funcionário poderia receber se optar pela demissão.

A GM é outro exemplo, ela oferece aos trabalhadores honorários, pacotes de aposentadoria ou de demissão voluntária que variam entre 35.000 dólares e 140.000 dólares, dependendo do tempo de serviço do empregado na empresa e de sua situação em relação à aposentadoria.


O PDV é necessário para a organização. Para que o funcionário não fique coagido deve-se realizar um bom plano de comunicação.

Postado por: Cibele Cristina da Silva

3 comentários:

Unknown disse...

GOSTEI MUITO DESSAS INFORMAÇÕES SOBRE O PDV, MAIS EU PRECISA DA FONTE DESSAS INFORMAÇÕES PARA QUE EU POSSA COLOCAR NO MEU TRABALHO.

Cibele Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cibele Silva disse...

Cristiane ficaremos felizes em ajudar no seu trabalho.

Peço que entre em contato conosco no email abordorp@gmail.com

Abraços,
Cibele
(A Bordo)