quinta-feira, 7 de maio de 2009

Influenza A (H1N1)



Vamos falar das estratégia de comunicação que os países, principalmente o Brasil, estão adotando para mandar a sociedade informada sobre está Influenza, mais conhecida como Gripe Suína.

Para não haver contradições a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, solicitou a Organização Mundial da Saúde, a mudança da denominação da gripe, pois muitos exportadores da carne, por falta de orientação, tinham parado de comprar, com o medo da gripe ser transmitida pela carne suína.

O Brasil adotou medidas de comunicação com o público para que não acha alarde entre a população e interrupção na compra da carne suína.

A comunicação com a população tem sido uma das prioridades do Ministério da Saúde.
Sobre orientação aos viajantes, tripulantes e comunidades das áreas aeroportuárias, portuárias, fronteiriças e de recintos alfandegados: Tais públicos estão recebendo informações sobre as áreas geográficas com ocorrência de focos de influenza fora do Brasil, as medidas de promoção, prevenção dentro do Brasil.
Tal estratégia é desenvolvida nas salas de espera de embarque e desembarque em cais de atracação, aeroportos, passagens de fronteiras e nos meios de transporte com a participação das agências de viagem, companhias de transporte e administradoras dos terminais de passageiros.

Além disso a população tem acesso as informações e esclarecimentos pelo Disque Saúde.
Na televisão, estão sendo veiculados na televisão, 53 inserções de lettering comunicado em que uma voz narra um texto) em 8 emissoras de televisão,
até o dia 30 de abril.
Também foi criado um hot site sobre a gripe no portal da Saúde - clique aqui e confira no hot site os matérias de comunicação distribuídos em aeroportos, anúncios de jornais, spot e boletins divulgados pela ANVISA.

Outros países:

O governo egípcio, por causa da gripe, ordenou que sacrificasse de todo o rebanho suíno daquele país (estimado em 300 mil cabeças). Também solicitaram a alteração do nome da gripe suína, para "gripe mexicana" ou "gripe norte-americana", uma vez que o consumo de carne suína não transmite a doença.

Os Americanos têm informações sobre gripe suína pelo Twitter, as pessoas acompanham quase que em tempo real as ocorrências da mutação do vírus da influenza A(H1N1) e têm também um mapa no Google Maps mostrando as regiões do planeta onde o vírus já chegou.

Hoje o departamento de Assessoria de Comunicação Social - Divisão de Imprensa divulga pronunciamento do ministro da Saúde, José Gomes Temporão:
- clique aqui e confira a íntegra.

"O Ministério da Saúde, os estados e os municípios, e também os médicos e os
hospitais, todos estamos preparados e em plena ação para dar segurança à
população e conter a doença no nosso país".


Postado por: Cibele Cristina da Silva

Nenhum comentário: