quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um Novo Modelo Comunicacional



O livro “O que é comunicação estratégica nas organizações?” das autoras mineiras Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula, traz para o mundo organizacional, novas reflexões sobre a interação entre as organizações e seus atores sociais apontando, a partir das transformações de nossa sociedade, o porquê é necessário um novo modelo de interação comunicacional.

A partir do crescimento acelerado das novas mídias, dos novos processos produtivos, a integração dos mercados e a globalização, modificaram-se as relações de trabalho aumentando o trabalho imaterial, que denota o produto subjetivo, ou seja, a prestação de serviços, cada vez mais freqüente e mais exigente aos trabalhadores devido ao grande desgaste emocional; as estratégias; a forma de gestão das organizações e principalmente a forma como as organizações passaram a se relacionar com seus públicos.

As autoras preferem a denominação “Atores Sociais”, pois eles interferem nas questões organizacionais assim como as organizações interferem em seus meios. Não são mais públicos, pois são receptores ativos, não “assistem” simplesmente a tomada de decisões das organizações sem saber de seus direitos e reivindicá-los. Essa consciência cresce a partir dos anos de 1990, com a criação de regulamentações, aprovação de leis que exigem uma conduta responsável e transparente por parte das organizações, prestação de contas à sociedade e certificações nacionais e internacionais de qualidade. Assim, com a ajuda da internet, os atores sociais passaram a buscar informações sobre as organizações aumentando seus conhecimentos sobre elas.

Essas mudanças demonstram como não podemos mais pensar o processo comunicacional a partir do paradigma clássico/informacional, pois estas mudanças modificaram os processos comunicacionais que devem ser pensados estrategicamente para que a gestão da organização obtenha bons resultados e apoio dos atores sociais.

O ponto principal do livro é a apresentação de um novo modelo comunicacional: o Modelo de Interação Comunicacional Dialógica, que parte da idéia em que os atores sociais e a organização são interlocutores do processo comunicativo.

O modelo leva em consideração o contexto em que a organização e os atores sociais estão inseridos e as modificações que ocorrem na sociedade para a criação de um “espaço comum” para discução, negociações, trocas de idéias e interação com todos os atores sociais. A figura abaixo ilustra o afirmado.(Pag 27)


O modelo de interação comunicacional dialógica é a interação da organização como interlocutora com um ou vários interlocutores onde eles possam dialogar e negociar questões, não exatamente como iguais, como afirma as autoras, pois a organização tem um pouco mais de poder, mas não o usa como forma autoritária para que os atores sociais aceitem as informações e propostas transmitidas. A organização compreende a importância da gestão do relacionamento, principalmente por essa interação no “espaço comum”, pois as ações e decisões dos atores sociais podem interferir nos objetivos organizacionais, assim como suas ações e decisões os afetam. O modelo seria o caminho, o meio, para o entendimento mútuo.

O modelo de interação comunicacional dialógica prioriza também os fluxos relacionais que “são oportunidades de interação e encontro entre organizações e atores sociais” a fim de construir “sentido sobre as ações da organização e do ambiente (...) favorecendo a criação de mecanismos que possibilitem a validação pública da sua atuação e conduta”. (Pág 21)

Assim, “as autoras observam que os processos comunicacionais nas organizações são complexos e, portanto, é proposto um tratamento dialógico na relação entre organização e atores sociais para a tentativa de entender a dimensão estratégica da comunicação organizacional”.(Claudia Rebechi)

Eu recomendo este livro, pois trata do assunto de forma leve e agradável, trazendo exemplos e questões atuais para explicar um ótimo modelo de comunicação.


Fonte: OLIVEIRA,Ivone; DE PAULA, Maria - “O que é comunicação estratégica nas organizações?”- 2ª edição, São Paulo. Editora Paulus, 2008.


Postado por Kelly Cristine da Silva Fusteros

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