sábado, 16 de maio de 2009

A influência da cultura nacional sobre a cultura organizacional


No mundo organizacional, a influência da cultura nacional sobre a cultura organizacional adquire cada vez mais relevância. Considerando “cultura nacional” como sendo o conjunto de características comportamentais mais comuns e freqüentes encontrados nos indivíduos de um determinado país ou região, e “cultura organizacional” quando tais expressões ocorrem em uma organização, torna-se necessário que essa cultura nacional seja levada em conta na hora de se pensar nas estratégias para alguma organização.

Podemos observar a importância de cultura nacional ao analisarmos os modelos de gestão que são implementados nas organizações brasileiras pelas empresas multinacionais. Os modelos e práticas gerenciais dessas empresas trazem, naturalmente, pressupostos de sua cultura. O problema é que as culturas internacionais, além de diferentes, podem ser até mesmo conflitantes com as nacionais. A cultura alemã é diferente da cultura brasileira. Enquanto os alemães são mais “reservados” e mais rigorosos, os brasileiros são mais afetivos e mais flexíveis. Para esses modelos não fracassarem ao serem apresentados, eles precisam ser “ajustados” à cultura brasileira, para depois poderem ser incorporados. Assim, algumas organizações têm descoberto que novas práticas e processos gerenciais, que são considerados bons, não podem ser implementados por requererem pressupostos e valores muito diferentes daqueles presentes na cultura nacional.
Por exemplo, missionários dos Estados Unidos relatam que “brasileiros são muito amorosos, muito afetivos, bem mais que os americanos. Mas, coloque-os dentro de um carro e veja o bicho em que eles se transformam!”. Os alemães, mais rigorosos e organizados como são em sua vida cotidiana, tendem a repetir o comportamento nas organizações, enquanto os brasileiros se transformam de ambiente para ambiente. Claro que há exceções, porém fica clara a necessidade de investimentos em treinamento para a adaptação à cultura organizacional.

Com isso, vemos que o sucesso de uma organização “não depende apenas de mudanças nas estruturas da organização como padrões de autoridade, divisão do trabalho, métodos de controle, formas de comunicação interna, etc., mas fundamentalmente de mudanças em atitudes e percepções de seus indivíduos.” (pg. 39) Então, se desejamos uma mudança eficaz, devemos prestar atenção nos detalhes básicos da cultura nacional onde as estratégias serão implementadas!

Fonte: Livro “Cultura Organizacional e Cultura Brasileira”. Fernando C. Prestes Motta e Miguel P. Caldas. Editora Atlas, 2007.

Por Adriane Leal B. Filenga

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)