domingo, 24 de maio de 2009

McDonald´s


O McDonald´s e a influência sobre grupos-alvo específicos


Uma das mais influentes organizações do mundo é o McDonald´s. Como será que essa imagem mundialmente conhecida foi e continua sendo mantida durante tantos anos?

Existe uma grande aceitação dentre os grupos sociais mas sempre existe um certo receio e rejeição entre alguns grupos epecíficos; tais como a comunidade latina e os afro-americanos.

Para resolver esse problema, as relações públicas de marketing entram em cena com o intuito de conseguir, de alguma forma, reverter essa situação. No caso do McDonald´s, criaram eventos direcionados à esses públicos especificamente . O nível de aceitação não chegou aos 100% mas com certeza houve um aumento significativo.

Muitas empresas que possuem produtos um tanto quanto "polêmicos" buscam a ajuda das relações públicas de marketing para que possam auxiliar no processo de aceitação. Existe um estudo voltado para poder tirar uma conclusão de qual é a sua aceitação e de quem são os seus públicos-alvo.

O processo de convencimento é realizado de diversas maneiras, de acordo com o seu público. No caso do McDonald´s, eventos direcionados aos mesmos (como por exemplo, o McDia Feliz). Quando falamos de uma empresa menor, a sua demanda pode ser apenas seus clientes diretos e acabamos utilizando jornais institucionais ou coisas do tipo.

O que podemos absorver de mais importante? É que as relações públicas são essenciais em um processo comunicativo, seja ele com o seu público interno ou externo. Cabe avaliar e se adequar à aquilo que cabe dentro de seus objetivos.


Postado por Camilla M. C. Dias

Nenhum comentário: