Por Aline DerenziA fotografia está presente em nossas vidas desde século XIX. Ela consegue representar um objeto, um sentimento e até mesmo retornar ao passado.
É considerada uma tecnologia que confecciona imagens atraiando o interesse de diversos públicos e tem um papel fundamental enquanto possibilidade de realidade , de informação e de conhecimento.
Sendo considerada um espelho real daquilo que se vê, a fotografia é utilizada em vários segmentos. Segundo Barthes “a fotografia é violenta: não porque mostra violências, mas porque nela nada pode se recusar, nem se transformar”.
Daremos ênfase aqui nos principais pilares da área da comunicação que um dos fatores em comum é a FOTOGRAFIA.
No jornalismo ela está presente para representar, ilustrar e confirmar os fatos passados na matéria. A matéria sem fotografia não chama a atenção e perde sua credibilidade com os leitores e também podemos dizer que muitas vezes elas são capazes de dar a notícia por si só e são imparciais, demonstram a realizade.
Já na publicidade ela vem com o caracter de “vender” não só o produto/serviço, mas a felicidade, o amor, o sucesso. Quem nunca comprou alguma coisa só porque sua imagem nos deu a alusão de algo bom que queriamos pra gente? Isso acontece porque o tipo de fotografia utilizada é feita para manipular esse efeito, onde é mostrado as qualidades do produto em demasia.
As relações públicas tem uma fotografia em sua maioria voltada para área corporativa, para materias institucionais da empresa. Esse tipo é voltado para os públicos de interesse da organização e leva em consideração o relacionamento.
A fotografia é o resultado de técnica e oportunidade, ela é capaz de reunir sentimento e informação numa única imagem. O campo de interpretação de uma fotografia é amplo, cada pessoa define o que a imagem representa de acordo com a informação que ela contém sem perder o contexto que ela traz.
Por este motivo em qualquer seguimento temos que saber trabalhar e manipular a imagem com o máximo de cuidado.
3 comentários:
As pessoas estão ficando mais críticas com as imagens, estão cansadas de imagens repetitivas, nós do ramo (os que fotografam), temos que partir para as fotos impactantes.
RP = Corporativo - Poxa não é a minha praia, prefiro fotojornalistica.
=D
Mas a corporativa é o que aprendemos com mais profundidade, a foto corporativa tem um pé na publicidade, temos que colocar/mostrar a empresa do melhor ângulo, mas sem montagens, para "vende-lá".
PS: Essa foto que foi colocada ai é linda hein. Essa menina parece comigo. rs
Abraços,
Cibele
(A Bordo)
E o que são as fotos de toscani para a benneton? puro conceito
pessoal, algumas tags como 'postar um comentário' estão na mesma cor do fundo, o que prejudica visualização, pelo menos no meu monitor hehehe
abraços, mateus
Mateus os links estão em branco, não é o seu monitor não. Estamos trabalhando para arrumar isso, foi uma falha na configuração, qdo montamos o novo layout.
Abraços,
Cibele
(A Bordo)
Postar um comentário