quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ramificações da Fotografia

Por Aline DerenziA fotografia está presente em nossas vidas desde século XIX. Ela consegue representar um objeto, um sentimento e até mesmo retornar ao passado.

É considerada uma tecnologia que confecciona imagens atraiando o interesse de diversos públicos e tem um papel fundamental enquanto possibilidade de realidade , de informação e de conhecimento.

Sendo considerada um espelho real daquilo que se vê, a fotografia é utilizada em vários segmentos. Segundo Barthes “a fotografia é violenta: não porque mostra violências, mas porque nela nada pode se recusar, nem se transformar”.
Daremos ênfase aqui nos principais pilares da área da comunicação que um dos fatores em comum é a FOTOGRAFIA.

No jornalismo ela está presente para representar, ilustrar e confirmar os fatos passados na matéria. A matéria sem fotografia não chama a atenção e perde sua credibilidade com os leitores e também podemos dizer que muitas vezes elas são capazes de dar a notícia por si só e são imparciais, demonstram a realizade.

Já na publicidade ela vem com o caracter de “vender” não só o produto/serviço, mas a felicidade, o amor, o sucesso. Quem nunca comprou alguma coisa só porque sua imagem nos deu a alusão de algo bom que queriamos pra gente? Isso acontece porque o tipo de fotografia utilizada é feita para manipular esse efeito, onde é mostrado as qualidades do produto em demasia.

As relações públicas tem uma fotografia em sua maioria voltada para área corporativa, para materias institucionais da empresa. Esse tipo é voltado para os públicos de interesse da organização e leva em consideração o relacionamento.

A fotografia é o resultado de técnica e oportunidade, ela é capaz de reunir sentimento e informação numa única imagem. O campo de interpretação de uma fotografia é amplo, cada pessoa define o que a imagem representa de acordo com a informação que ela contém sem perder o contexto que ela traz.
Por este motivo em qualquer seguimento temos que saber trabalhar e manipular a imagem com o máximo de cuidado.

3 comentários:

Cibele Silva disse...

As pessoas estão ficando mais críticas com as imagens, estão cansadas de imagens repetitivas, nós do ramo (os que fotografam), temos que partir para as fotos impactantes.

RP = Corporativo - Poxa não é a minha praia, prefiro fotojornalistica.
=D

Mas a corporativa é o que aprendemos com mais profundidade, a foto corporativa tem um pé na publicidade, temos que colocar/mostrar a empresa do melhor ângulo, mas sem montagens, para "vende-lá".

PS: Essa foto que foi colocada ai é linda hein. Essa menina parece comigo. rs

Abraços,
Cibele
(A Bordo)

Ocappuccino.com disse...

E o que são as fotos de toscani para a benneton? puro conceito

pessoal, algumas tags como 'postar um comentário' estão na mesma cor do fundo, o que prejudica visualização, pelo menos no meu monitor hehehe

abraços, mateus

A Bordo da Comunicação disse...

Mateus os links estão em branco, não é o seu monitor não. Estamos trabalhando para arrumar isso, foi uma falha na configuração, qdo montamos o novo layout.

Abraços,
Cibele
(A Bordo)