sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Comunicação Visual?!

Por Daniele Pedace


A comunicação visual transforma a forma como as pessoas interagem entre si, e a percepção da importância dessa comunicação pelas empresas está cada vez maior.

Conforme dados do site IP News, 7% da comunicação considerada produtiva é realizada por meio da palavra falada – o que mostra uma pesquisa da Cisco. 40% ocorre por causa da personalidade de quem fala e sua credibilidade, e mais de 50% ocorre pela a linguagem corporal, comportamento e expressões faciais.

Portanto, os meios de comunicação mais utilizados hoje em dia (e-mail, telefone e mensagem instantânea, por exemplo) são menos eficazes do que poderiam ser, pois falta o principal, que pode mudar a comunicação, a conversa “cara-a-cara”. Com isso, a indústria de tecnologia começou a disponibilizar várias soluções que permitem transmitir vídeo e imagem pela internet, para que as pessoas possam conversar de diferentes lugares, de uma forma cada vez mais visual. A Telepresença veio para transformar a comunicação entre empresas e seus clientes e funcionários, tornando as reuniões ainda mais autênticas.

Combinando vídeos de alta definição e áudio de qualidade, em um cenário que transmite a idéia de que as pessoas estão frente a frente, a Telepresença facilita o fechamento de negócios de maneira significativa – segundo uma pesquisa do Yankee Group Research, essa tecnologia tem um poder de persuasão 50% maior do que as conferências realizadas pelo telefone.

Além de ampliar a produtividade, também diminui a necessidade de viagens, aumentando a eficiência, de forma a melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

A Telepresença também contribui com a preservação do meio ambiente, pois, como reduz as viagens aéreas, consequentemente, diminui a emissão de gases causadores do efeito estufa, que seriam provocadas pelo deslocamento desses aviões. Essa tecnologia vem ganhando espaço rapidamente, e está revolucionando a comunicação corporativa.

5 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Thompson fala quando se trata aos aspectos de meios técnicos deste grau de 'distanciamento espaço-temporal'. São essenciais, possibilitam o registro, mesmo que alguns comportamentos não sejam captados e isso possa acrescentar ruídos no entendimento da mensagem. Ele fala também 'no caso de uma interação face-a-face há um distanciamento relativamente pequeno. Uma conversa acontece num estado de co-presença: os participantes estão presentes e partilham o mesmo conjunto referencial de espaço e de tempo..."

Sobre a telepresença o blog fez um post faz um tempinho sobre esta nova possibilidade, segue link como dica: http://migre.me/an5B

MATEUS

Líviarbítrio. disse...

"Essa tecnologia tem um poder de persuasão 50% maior do que as conferências realizadas pelo telefone."

Fato. A comunicação é mais clara e rápida, e o custo é zero.

Na empresa onde trabalho estamos implantando novo sistema, do nosso parceiro de Sampa, e parte do treinamento está sendo realizado via teleconferências e acesso remoto. Facilitou a vida de todo mundo, e sem custos adicionais.

Bom post.
Abraços,

Lívia Brito.

Cibele Silva disse...

Eu trabalho com pessoas de vários estados, tenho contato continuo com muitos. E adoro ver fotos, saber como a pessoa é, acho super importante essa visualização, a imagem realmente é muito importante.

Depois que começou a ter teleconferência no serviço com as filiais o contato, os esclarecimentos melhoraram, é bem melhor olhar para a pessoa qdo está falando, tentar entender a expressão. Realmente importante.


abraços,
Belle

Aline Derenzi disse...

Realmente é fato que esse tipo de comunicação facilita e traz benefícios para todos.

Hoje mesmo meu pai falou com meu tio pelo MSN usando a cam e eu acho isso fantástico. Imagina quando a telepresença for massificada!

Abraços,

Daniele Pedace disse...

Pois é, a comunicação frente a frente é sempre melhor, pois diminui desentendimentos e mal entendidos, além de ser bem melhor você conversar com alguém olhando no olho (claro que neste caso só hipoteticamente neh, pois na verdade você ve uma tv na sua frente)...

Abraço
Daniele A Bordo