terça-feira, 6 de outubro de 2009

Relações Públicas e Recursos Humanos – Investir na qualidade de vida dos colaboradores é uma estratégia

Por Daniele Pedace
Investir em qualidade de vida traz, além de benefícios aos colaboradores, benefícios diretos às empresas.

Muito já foi dito sobre a importância do capital humano para o sucesso dos negócios. A saúde e a segurança no ambiente de trabalho podem fazer uma grande diferença na produção ou no oferecimento do serviço.

É necessário agregar valor aos serviços da empresa e, muitas vezes, detalhes são decisivos na captação de clientes e serviços. Investir no bem-estar dos colaboradores pode significar reduzir custos e aumentar a produtividade.
Para isso, o setor de Recursos Humanos, juntamente com o de Relações Públicas, de algumas empresas, adotam programas para redução de absenteísmo e prevenção contra acidentes e lesões no ambiente de trabalho e em programas para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.

Os objetivos das ações são: melhorar a qualidade de vida, aumentar a sensação de bem estar, a prevenção de agravos à saúde e a promoção da saúde.

As melhorias ocorrem não somente no ambiente de trabalho, mas transformam o cotidiano dos colaboradores. Além de aprimorar a maneira como cada colaborador desempenha sua função, as ações incentivam hábitos de vida mais saudáveis fora da empresa.

O resultado destas ações têm um impacto direto na empresa, há redução dos gastos por afastamento, o ambiente de trabalho se torna mais agradável, aumentando o índice de satisfação com a empresa e reduzindo os atritos.

8 comentários:

Líviarbítrio. disse...

Em outras palavras: Endomarketing, ou marketing interno.

São estratégias que possibilitam um melhor aproveitamento por parte dos colaboradores e, sem dúvida, um maior comprometimento.

Endomarketing sob a ótica de Relações Públicas resulta em colaboradores felizes profissionalmente.

;D
Gostei.
Beijo grande.

Líviarbítrio. disse...

A Bordo,

não estou conseguindo link o Banner de vocês! ;(

Bjo.

A Bordo disse...

Lívia, não sou a favor do termo endomarketing nesta situação, não acredito que estas ações que a Dani citou estejam ligados ao planejamento de endomarketing e sim propriamente comunicação interna, o endomarketing trata o colaborador como cliente e não é bem assim.

Sobre o link, estranho que não esteja conseguindo, vou te mandar por email, ok?

Abraços,
Belle

LIVIA disse...

Belle,

Na cadeira de marketing aprendemos sobre o Endomarketing tal como a Dani descreveu. Na prática as duas estratégias acabam se confundindo, pois quando direcionamos as ações para o cliente, seja interno ou externo, objetivamos resultados muito próximos, como o bem estar. Claro, sob um ângulo diferente.

Talvez eu tenha me expressado errado, o certo seria dizer que as ações citadas pela Dani podem ser inseridas em um planejamento de endomarketing.

;)
Beijão, flor.
Recebi o banner, obrigada, vou linkar lá no Marketing das Cinco.

Lívia.

Ocappuccino disse...

Bah, já discuti horrores este tema, olhem nos comentários deste post http://rp-marketing.blogspot.com/2009/09/endomarketing.html

Concordo em parte com a Belle. Marketing interno ou endormarketing é pura motivaçao e motivação para resultado. Comunicaçao interna é outra coisa.
Leiam este texto http://www.endomarketing.com/diversos/uma_nova_visao2.pdf.

Só não concordo com a Belle quando fala que 'o endomarketing trata o colaborador como cliente e não é bem assim', pois mesmo em um plano de comunicaçao é preciso tratar o publico interno tambem como cliente, pois eles comprarm os protudos, investem na açoes e tambem propagam informações da empresa. Então mesmo em com interna é preciso pensar nesta relação.

MATEUS

Cibele Silva disse...

É Mateus, não é bem assim, pq não é somente isso, concordo contigo em genêro, número e grau.
=D

Eu entendi Lívia, mas infelizmente nas organizações há essa barreira.

Obrigada por linkar o A Bordo.

abraços,
Belle
(A Bordo)

Amanda Meyer disse...

Esse será meu tema do TCC =DDD
hum, só para constar tbm não me agrada muito o termo endomarketing.
Beijos

A Bordo disse...

Pois é...também sou do grupo que não concorda que isto é Endomarketing....para nós (RP's) Endomarketing é: "Significa tornar o funcionário aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho. Um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente.É toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos."

Amanda, tomara que ajude seu TCC...^^

Beijos
Daniele A Bordo