sábado, 31 de outubro de 2009

Comunicação é posicionamento

Por Lívia Brito
Sabe-se a importância de definir estratégias para atingir objetivos organizacionais, como a clareza na comunicação. No entanto, se essas estratégias não estiverem alinhadas com a missão, visão, valores internos e de acordo com o mercado, é tempo e dinheiro perdidos. A falta dessa integração resulta em perda de credibilidade, pois se a empresa não comunica, acaba por perder espaço na mente no consumidor.

Pode-se observar que as estratégias e as ações definidas para que os objetivos sejam alcançados, estão intimamente relacionadas com o posicionamento da marca ou empresa no mercado.

Por meio de planejamentos bem elaborados, objetivos claros, estratégias coerentes e demais conhecimentos que a empresa deve obter, uma das finalidades de comunicação de um empreendimento é posicionar-se na mente do cliente/consumidor. A imagem de uma organização poderá ser seu ponto forte ou seu ponto fraco, dependerá de que forma realiza estratégias de consolidação.

Nesse contexto, entende-se que posicionamento é adquirido à medida que a organização trabalha a comunicação direta. A comunicação é a principal auxiliar dos profissionais de marketing no processo de posicionamento e imagem na concepção dos clientes.

Para fundamentar o porquê a comunicação está inteiramente voltada ao processo de posicionamento, Kotler (2005), o pai do marketing, em seu livro Marketing Essencial, comenta que a comunicação integrada de marketing transmite uma forte coerência da mensagem e produz enorme impacto nas vendas, ela também gera responsabilidade para unificar as várias mensagens e imagens da marca da empresa.

O posicionamento está interligado à comunicação, se o departamento de marketing e comunicação trata com sinergia todos os aspectos, o resultado é satisfatório. É imperativo ressaltar o poder do posicionamento, no livro Princípios de Marketing Global, Keegan e Green (2003) explanam que posicionamento é a estratégia de comunicação baseada na noção de espaço na mente; é o ato de colocar uma marca na mente dos consumidores, sobrepondo-a e opondo-a a outras, em termos de atributos e benefícios oferecidos.

Todo empreendimento em qualquer ramo empresarial prima pela sua aparência no mercado em sua totalidade, pois pensar sistematicamente traz à empresa uma melhor posição em relação aos seus concorrentes. A marca, os produtos e serviços agregados, a comunicação interna e externa, bem como os processos administrativos são o sucesso e as vantagens competitivas de uma organização. O posicionamento influencia no poder de compra e, para a influência ser positiva deve vir agregada com todas as variáveis da administração, marketing e comunicação.

Num ambiente altamente competitivo, onde a facilidade de se comunicar por diferentes veículos e mídias possibilita a realização de um planejamento comunicacional bastante amplo, se não houver cuidado no processo de comunicação, uma vírgula pode mudar um conceito, um ruído pode fazer com que o mercado perca o interesse por determinada marca, produto/serviço.

2 comentários:

Cibele Silva disse...

A Metodista é uma universidade que trabalha com os aspectos do mercado, nos mostra na prática como a comunicação é significativa para a organização.
Esse semestre que na agência experimental nós temos um cliente fica claro que a comunicação é questão de posicionamento. Tem clientes das agências de nossos amigos da sala que tem a comunicação mais estruturada devido alguns posicionamentos que vc explicou, o nosso cliente nos temos que trabalhar bastante uns aspectos de posiciomento para que assim a comunicação se estruture.
Adoro aprender com essa pratica e o que vc disse é muito interessante para entender um pouco o que acontece com o nosso cliente.

Abraços,
Belle

Daniele Pedace disse...

É, está sendo um pouco complicado para agente fazer este trabalho, pois nossa empresa-cliente não tem um poscisionamento claro em relação a comunicação...mas esperamos mudar este quadro...

Abraço
Daniele A Bordo