sexta-feira, 22 de maio de 2009

Amcham Bussiness Day - "Inovação - Como criar idéias que geram resultados".


Na última segunda-feira, dia 18 de Maio, das 15h às 21h estive no Amcham Business Day, um evento da Amcham Business Center SP ou Câmara Americana de Comércio. Este evento foi uma feira multisetorial com representantes das áreas de Marketing, Recursos Humanos, Saúde, Indústria, Logística, Turismo, Engenharia, Auditoria, entre outros. Nesta feira, os participantes tiveram a oportunidade de enriquecer seu networking e conhecer possíveis fornecedores e clientes. Durante o evento, foi ministrada uma palestra com Antonio Carlos Teixeira, o autor do livro "Inovação - Como criar idéias que geram resultados". Nessa palestra, Antonio Carlos falou sobre inovação, concorrência, processo criativo, alguns métodos americanos e sobre o que nos impede de ter idéias, tudo isso para nos instigar a criar e a incentivar a criatividade!
“Você já teve uma idéia hoje?” Essa foi a “pergunta-abertura” da palestra!
Ao longo do dia, pensamos em várias coisas, e temos várias idéias, ainda que simples. Mas, quando precisamos ter idéias, criar, sentimos que não somos capazes! Por que isso ocorre? O que nos impede de criar? Medo do que vão pensar de mim, da minha idéia, medo de ter a idéia rejeitada ou ridicularizada. Enfim, o medo! Como foi dito por Antonio Carlos, temos que parar de pensar em limitações e começar a pensar em possibilidades.
O mundo é movido por idéias, tudo foi criado a partir delas. Todos têm potencial para inovar, mas nem todos têm o perfil de colocar esse potencial em prática e preferem apenas seguir ordens. É muito importante que as pessoas sejam incentivadas a criar, a pensar. Entretanto, nem sempre as pessoas criam na hora em que lhe é requerida a criação. As grandes idéias surgem fora do ambiente de trabalho. Na palestra, tivemos exemplos de participantes que comprovaram essa tese: uma mulher acordou no meio da noite com uma grande idéia, outro teve a grande idéia enquanto tomava banho, outro enquanto estava no trânsito.
Idéias loucas e criativas não devem ser ignoradas! Um bom método de se conseguir várias idéias é o Brainstorming, onde, as pessoas se reúnem e a partir de um problema apresentado, cada um sugere alguma coisa, apresenta uma possível solução. Nessas horas, é essencial ter a cabeça nas nuvens e os pés no chão, para avaliar as idéias geradas. Chama-se Processo Criativo, que é a base da criatividade:
1ª fase = Problemas e Oportunidades = P/O = Identificar quais são.
Para se definir o foco, é recomendável utilizar 1 verbo de ação + uma palavra. Exemplos: “Reduzir custos” ou “Exportar para a China”. Isso facilita a discussão.
2ª fase = Gerar e avaliar idéias. Não podemos avaliar enquanto se está gerando as idéias, pois isso inibe o surgimento de outras, que poderiam ser a resposta para o problema. Quando se fala em gerar, fala-se em quantidade. Quando se tem muitas idéias, só aí começa a avaliação.
3ª fase = Pegar as escolhidas e fazer um Plano de Ação.
1ª + 2ª + 3ª = INOVAÇÃO! Precisa das três fases. Não adianta ter idéias e não realizar.
No Brainstorming, há dois métodos americanos que podem auxiliar:
What’s stopping us? (O que tranca? Por que isso ocorre? Por que isso não ocorre?) Cada resposta é uma das causas do problema. É uma oportunidade de gerar idéias.
What if? (E se?) Sonhar! Desafios geram idéias.
Devemos colocar metas ambiciosas. Talvez não alcancemos a meta, mas chegaremos mais perto do que se colocasse uma meta mais “no chão”.
Algo que Antonio Carlos explicou e que eu passei a entender melhor e, por conta disso, concordei, é aquela história de que não devemos pensar que “em time que está ganhando não se mexe”. Eu não concordava, pois achava que se está ganhando, para que mexer, para que arriscar? Então, ele disse que não é que devemos sair mexendo no que já está bom e arriscar piorar, o fato é que enquanto o time está ganhando, temos tempo para pensar, para criar. Quando perde, já está tarde demais para criar. Aí, passei a concordar!
Quando estamos realizando alguma atividade, é importante observar o que de semelhante já foi feito, e, assim, analisar o que foi ruim para não fazermos, e o que foi de bom, para fazer melhor. Podemos então, depois de tudo isso, ter a chance de termos sucesso! E descobrir algum trabalho que nos dê prazer, alegria e divertimento.
Por Adriane Leal B. Filenga

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiable fill someone in on and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you on your information.

Anônimo disse...

Easily I acquiesce in but I dream the collection should acquire more info then it has.