domingo, 11 de outubro de 2009

Construindo uma reputação – ElogieAki

Por Cibele SilvaConstruindo uma reputação – ElogieAki

A ferramenta ElogieAki foi lançada ineditamente aqui no Brasil para o consumidor registrar a sua satisfação.

Diferentemente do já conhecido ReclameAqui, que serve para os consumidores registrar reclamações contra as empresas, a ferramenta ElogieAki serve realizar o consumidor elogiar ou expressar sua opinião sobre um produto ou serviço que o satisfaça de determinada empresa.

Segundo divulgado na revista Consumidor Moderno de setembro nº 140, um levantamento realizado pela Deloitter & Touche, nos Estados Unidos, em 2007, revelou que 62% dos internautas acessam opiniões de consumidor antes de irem às compras, e desses 82% são influenciados pelas análises.

No mundo virtual, essa propaganda ganha grandes proporções, principalmente se considerarmos o número de internautas no Brasil, que segundo o Blog Os Números da Internet o Brasil bate novo record de internautas com 37,2 milhões. Diante deste cenário, as empresas precisam estar atentas ao novo perfil do consumidor e prontas para construir sua reputação com o famoso boca-a-boca.

O site que está no ar desde março tem mais de 80 mil pages views e mais de 10,5 mil visitantes. Os elogios, as organizações e/ou profissionais, cria um ranking das melhores empresas e profissionais.

As três empresas que mais recebem elogios são:

- Submarino

- Natura

- Volkswagen

Os três profissionais que mais recebem elogios são:

- Tiago Leifert – Globo Esporte

- Luciano Hulk – Caldeirão do Huck

- Equipe do CQC – Bandeirantes

O site funciona como uma rede de relacionamento interativa a qual os internautas colocam suas opiniões sobre produtos e serviços e podem interagir com as empresas que participam diretamente no ElogieAki.

6 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Elogiar não tem graça, o reclame aqui é mais legal hehehehe

É interessante também a influencia que as opiniões exercem sobre as compras online. Outro relatório afirma que '7% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online'.

Neste cenário, estes sites que expressam opinões sobre marcas, produtos e serviços são relevantes.

MATEUS

Cibele Silva disse...

Fala mal é sempre mais fácil, para as pessoas, quando falamos bem os outros já pergunto - "quanto você está ganhando com isso". Esse paradigma deve ser quebrado e as empresas para isso tem que fortalecer sua reputação. O que não é fácil.

Abraços,
Belle
(A Bordo)

Anônimo disse...

Viva a democracia na internet!

Realmente lugar para reclamar tá cheio e não é só o Reclameaqui: tem o Nuncamais.net e o reclamão.com etc. Por isto que reclamar é tão fácil, tá cheio de canais!

Bom saber que tem onde elogiar. Tenho várias boas coisas pra falar bem. Já cheguei a elogiar no Reclameaqui e "banido" de lá...rs..

Vou acessar e conhecer!
Abraços!

Claudio A. Bastos

Cibele Silva disse...

Aiai, ser banido de um site de relacionamento por elogiar onde não pode. Essa foi a melhor.

Pelo menos agora você conheceu o lugar certo. rs

Abraços,
Belle
(A Bordo)

A Bordo da Comunicação disse...

Cada historia que agente escuta...rs...essa é boa...

É, nunca tinha visto esse site, porque são bem mais conhecidos os sites para reclamação do que para elogios....

Essas marcas e pessoas mais elogiadas eu concordo, gosto de todos...

Beijos,
Daniele A Bordo.

ana fontes disse...

A internet é uma loucura msm. Nós criamos o ElogieAki para que tb quem trabalha direito possa ser reconhecido e assim outros consumidores busquem referências. É um trabalho de formiguinha porque estamos mais acostumados a reclamar, mas como td na vida é cultura. Abraços a todos.

Ana Fontes - Diretora do ElogieAki
O primero e unico site d elogios do Brasil.